sábado, 30 de maio de 2009

Uma bela reflexão!!!

Será desta forma que queremos a participação da família nas nossas escolas???
a
E aí??? O que vocês acham disso???

3 comentários:

  1. Não é o que queremos mas, é o que enfrentamos. Saimos de uma situação castradora para uma realidade totalmente sem controle...L I B E R T I N A D O R A !!!! Vivemos isto ai, que está sendo representado. E a sociedade ainda é apoiada por leis Federais, Estaduais e Municipais para nos encurralar... Que pena! Os valores se inverteram, e em algumas ocasiões cairam por terra.

    ResponderExcluir
  2. A questão do fracasso escolar está sempre vinculada a culpado. Os anos vão passando e muda-se apenas o culpado. É necssário que o fracasso escolar seja visto de forma mais ampla, onde um conjunto de fatores, tais como: conteúdos minimos necessários, abordagens metodológicas,quadro completo de professores,cordenação pedagógica atuante, relação família-escola, aluno-professor, professor-aluno,diretor-aluno-pais-professor... inteferem diretamente na falta de aprendizagem. E preciso analisar em conjunto estes fatores para traçar ações que visualizem naquele ambiente escolar o que se está fazendo com que o aluno não aprenda ou o que está faltando para este aprendizado acontecer de fato.

    ResponderExcluir
  3. A atual "vanguardista" concepção pedagógica que deturpou o que é democracia e liberdade com anarquia (se posso dizer, no sentido negativo do termo, se é que existe esta conotação...) e falta de respeito foi o que fomentou esta prática em nossas escolas. Não acredito sermos conservadores e radicais em querer perpetuar e sustentar uma escola velha e ultrapassada, mas, cultura se faz com reconhecimento de valores TRADICIONAIS e estes valores sendo refeitos e adequados "aos novos tempos". E cultura escolar é bem concernente a isso... Mudar por mudar??? "Trazer a família para a escola?"... A FAMÍLIA TEM QUE VIVER A ESCOLA!!! É diferente... E mais do que "visitá-la" esporadicamente é ter com esta e seus filhos uma relação dialógica e perene. Acreditamos que melhor do que os pais simplesmente irem as escolas (importante, é claro), são estes vivenciarem o que é a escola com seus filhos, com outros pais, em entidades de classes (as associações de pais, por exemplo), evidenciando ações junto e com o poder público. Se a "nota" para essa ação for a média já estaríamos por satisfeito e perceberíamos mudanças práticas não só no chão e paredes de nossas escolas. OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir